TUTORIAL RESOURCE HACKER (mudar icone de qualquer coisa)

19/02/2010 10:20

Resource Hacker

Resource Hacker | O Resource Hacker é um daqueles programas perfeitos para os “curiosos de plantão” que adoram modificar tudo no computador pois ele tem o poder de modificar programas. Modificar programas?! Sim ! Ele permite mudar caixas de diálogo, ícones e outras coisas. Neste tutorial falarei sobre a função mais usada no programa – Mudar ícones de programas ! :)

Instalando:

1. Pegue o Resource Hacker no site do autor  o arquivo tem apenas 541 Kb.

Link para download:

www.angusj.com/resourcehacker/

2. Agora descompacte o arquivo para uma pasta de sua preferência.

3. Para abrir o programa, execute o arquivo “ResHacker” (ele não tem um programa de instalação):

Resource Hacker – Trocando um ícone:

1. Antes de sair modificando seus programas, tenha em mente duas coisas: nem todos os programas podem ser modificados (pois muitos programas são protegidos) e as alterações que você fizer podem danificar irremediavelmente o programa, ou seja, sempre siga esta regra: FAÇA UMA CÓPIA DE SEGURANÇA DO ARQUIVO QUE VOCÊ MODIFICARÁ ANTES DE MEXER NELE.

2. Abrindo o Resource Hacker, clique no item “Open” do menu “File”.

3. Agora escolha o programa que será modificado (eu utilizarei o Outlook Express como exemplo). Perceba que estou abrindo o programa do Outlook Express no meu desktop (é a minha cópia pois o programa original está seguro na pasta original dele).

4. As categorias que poderão ser modificadas aparecerão na parte esquerda da tela: os ícones são mostrados nas categorias “Icon” e “Icon Group” mas modificaremos pela categoria “Icon Group pois ela mostra os ícones agrupados por resolução (por isso o nome “Icon Group”).

5. Navegando pelas pastas deve-se selecionar o ícone que será utilizado em substituição ao ícone atual: selecione-o e clique no item “Replace Icon…” no menu “Action”:

6. Certifique-se que o ícone que você quer trocar está aparecendo no canto superior direito da janela e clique no botão “Open file with new icon…”.

7. Navegue na janela até achar o ícone novo e dê um duplo clique nele: agora clique em “Replace” para substituir o ícone.

8. Para salvar o programa, clique no ítem “Save” do menu “File”.

9. Pronto ! O arquivo já está salvo ! Agora você pode fechar o Resource Hacker …. Um detalhe adicional: o Resource Hacker sempre faz uma cópia de segurança (ele salva o arquivo modificado e renomeia o original com “_original”)